Como vai sua saúde financeira?

Confira 8 sinais de que sua saúde financeira não vai bem.
O estudo Pulso Brasil Fiesp/Ciesp, realizado em todo o país pelo Depecon (Departamento de Estudos e Pesquisas Econômicas) com cerca de mil entrevistados, revelou que 42% das pessoas que responderam a pesquisa consideram ter uma saúde financeira ruim ou muito ruim.
Se você se encaixa nesses números, está na hora de tomar uma atitude. Antes que a situação fique muito pior, perceba 8 sinais de que a sua saúde financeira não vai bem e contorne a situação o quanto antes.
  1. Você gasta mais do que ganha: se você gasta mais do que ganha por mês, está na hora de recalcular seus gastos. Passe a controlar as despesas para que, no final do mês, você não esteja no negativo. Corte coisas supérfluas.
  2. Todo mês você utiliza o cheque especial: se você usa o limite do cheque especial mensalmente, algo está errado. Esse tipo de atitude mostra que você está gastando mais do que deve. Por isso, planeje-se e passa a gastar apenas aquilo que ganha e não utilize cheques especiais ou outras alternativas do gênero.
  3. Você atrasa o pagamento de suas contas com frequência: se suas contas vivem atrasadas, este é um sinal de que sua saúde financeira não vai bem. Tente controlar seus gastos e ganhos para descobrir o porquê da dificuldade em cumprir os compromissos.
  4. Você abusa do cartão de crédito e não consegue pagar a fatura: se você usa até o limite de seu cartão de crédito e sempre está pagando o mínimo da fatura, tome cuidado. Pare de somar dívidas no cartão, liquide as faturas, fique apenas com um cartão e apenas compre no crédito aquilo que realmente for necessário.
  5. Você não tem ideia de quanto ganha e nem de quanto gasta: se você não faz ideia de quanto ganha e quanto gasta, e mesmo assim seu saldo continua negativo, está na hora de fazer as contas. Faça uma planilha com todos os seus ganhos e gastos para poder ter um controle no final do mês e, dessa forma, sair do vermelho.
  6. Você recorre a empréstimos para pagar dívidas: se quando você está lotado de dívidas, a primeira que você faz é recorrer a um empréstimo pessoal, talvez esteja indo pelo caminho errado. Em vez de pagar a dívida, você está criando outra. O mais recomendável é quitar a dívida que você já tem e não criar uma nova. Tente negociar com quem você está devendo e não com um banco ou uma financiadora.
  7. Mais de 30% de seu salário está comprometido: normalmente, os bancos e financiadoras recomendam que seja comprometido apenas 30% do salário de uma pessoa. Porém, há quem ultrapasse esse limite e acabe comprometendo parte do dinheiro que é destinado para despesas básicas, como comida e saúde. Por isso, tente nunca comprometer mais de 30% de seu salário.
  8. Você vive preocupado com a sua situação financeira: se você encosta a cabeça no travesseiro e não consegue dormir pensando em todas as contas que tem para pagar, esse é um sinal claro de que sua saúde financeira não vai bem. Por isso, repense sua situação e tente consertá-la para poder dormir tranquilamente à noite. E, assim, preservar a saúde de uma forma geral.
    Fonte: blogsegurosunimed