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Dicas para manter uma alimentação saudável durante o inverno

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Saiba porque sentimos tanta fome nos dias frios e como agir para saciá-la e continuar comendo bem.

O inverno chegou e com ele aquela fome insaciável, e não pense que é só você que come mais nos dias frios, há uma explicação científica para isso — precisamos de mais energia para mantermos a temperatura do corpo estável, e consequentemente, de uma quantidade maior de alimentos.

1. Alimente-se bem e regularmente
Para a nutricionista clínica e diretora da plataforma de cursos online Saúde no Prato, Haline Dalsgaard, a grande chave para não “enfiar o pé na jaca” no inverno é apostar em alimentos que dão maior saciedade durante as refeições. “É normal a preferência por alimentos quentes, por isso a dica de ouro, neste caso, é escolher aqueles que dão maior saciedade e que contenham mais fibras.

2. Use e abuse das gorduras boas nas pequenas refeições.
Outra dica para compor as pequenas refeições é usar e abusar das gorduras consideradas boas que podem ser encontradas nas sementes oleaginosas como castanhas, nozes, avelãs, além das frutas secas e do abacate.
O ideal é fazer duas grandes refeições e três pequenas por dia”, completa Haline: “Evitar consumir alimentos muito refinados, com farinha branca e doces em geral é crucial para manter os parâmetros de uma alimentação saudável.”

3. Como tornar sua massa mais saudável?
Consuma alimentos integrais com maior regularidade, como pães e massas do tipo grano duro, que levam mais tempo para serem digeridas. No friozinho, é muito comum que se abuse de massas, então escolha bem o molho. Evite o branco por ser muito calórico e dê preferência para o de tomate simples. O queijo também é indispensável como acompanhamento do prato.

5. Chás serão sempre os queridinhos da estação.
Sejam digestivos ou calmantes, os chás são excelentes bebidas capazes de aumentar a sensação de saciedade, principalmente quando ingeridos após as refeições. “Meus preferidos são o de maçã com canela e o verde. Consuma sempre bem quente para potencializar ainda mais a saciedade”, explica Haline. “O chá verde possui uma altíssima concentração de flavonóides, capazes de ajudar na perda de peso e de gordura corporal, além de prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

6. Consuma mais alimentos fontes de vitamina C
A melhor forma de evitar resfriados e gripes é através da ingestão de alimentos ricos em vitaminca C, como a tangerina, acerola, abacaxi, laranja, kiwi, limão, goiaba, cajú, maracujá, melão etc.“É importante lembrar que as frutas não devem ser somente consumidas como sobremesa, mas também podem ser servidas em sucos, vitaminas, além de fazer parte das refeições intermediárias e ser usado como tempero.

7. Faça uso do kefir de leite e de água
Tanto o kefir de leite, quanto o de água, afetam de forma benéfica o balanço microbiano intestinal. É muito comum que as pessoas deixem de consumir no inverno, o que não deve acontecer. Além da melhora no trânsito intestinal, o alimento também apresenta melhorias na gestão hídrica do nosso corpo.

8. Não se empolgue tanto com as sopas
É fato que os caldos e sopas são ótimas preparações para o inverno, mas precisamos tomar cuidado com a quantidade de carboidrato utilizada em sua composição. “Use apenas uma fonte de carboidrato, que pode ser batata, batata doce, inhame, mandioquinha etc”, alerta o nutricionista.

Fonte: claudia.abril.com.br

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